Os aromas e sabores dos vinhos da Don Giovanni, em Pinto Bandeira (RS), devem surpreender este ano. É que a safra de uvas 2018 está entre as melhores de toda a história da vinícola. O enólogo responsável da empresa, Maciel Ampese, explica que trata-se de uma conjunção de fatores climáticos favoráveis e um ciclo bem equilibrado, além de uma maturação mais lenta e mais completa da fruta.

Foto: Adriana Franciosi

“Com certeza teremos grandes vinhos e espumantes. O inverno foi ameno. As temperaturas e chuvas moderadas também ajudaram”, explica Maciel .
O terroir de Pinto Bandeira vem chamando a atenção no mundo dos vinhos. A qualidade está na essência da região, que tem no seu DNA um grande potencial como produtor de espumantes. Unido a este cenário, a vinícola trabalha para obter vinha de forma mais sustentável e equilibrada.

“Seguimos, ano a ano, diminuindo, gradativamente, os defensivos que agridem a harmonia do ecossistema. Queremos cada vez mais entender a dinâmica natural de cada quadra”, enfatiza o diretor da vinícola, Daniel Panizzi.

Daniel Panizzi, diretor da vinícola. Foto: Rodrigo Ziebell

Na safra 2018 foram colhidas 40 mil quilos de chardonnay, 25 mil quilos de Pinot Noir 10 mil quilos de Merlot, cinco mil quilos de Ancellota. E ainda outros cinco mil de Cabernet Franc, todas as variedades

Os lançamentos
Espumante Don Giovanni Blanc de Blanc Brut 750mL (24 meses) e o espumante Don Giovanni Blanc de Noir Brut 750mL (24 meses). A empresa deve ainda se dedicar à produção dos Vinhos Don Giovanni Pinot Noir 750mL (2017) e Don Giovanni Rosé.

Dos vinhedos ao restaurante
A Don Giovanni mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, num dos pontos mais altos do município (720m). É cercada por montanhas, onde prevalecem plantações e florestas nativas. Proprietários da vinícola, a família Giovannini é uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade.
A pousada oferece sete apartamentos, num casarão construído em 1930, mantendo na decoração, características originais da colonização italiana. Há também uma charmosa cabana localizada em meio aos vinhedos. O restaurante da Don Giovanni tem capacidade para 50 pessoas, atende hóspedes e visitantes, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças é produzidos na propriedade.

Informações: (54) 3455.6293 e 3455.6294
Horário de visitação, degustação e varejo:
Diariamente: das 9h às 11h30min e das 13h às 16h
Sábados: das 9h às 17h30min Domingos e Feriados: das 9h às 13h.