Evento neste fim de semana em São Francisco de Paula terá shows gratuitos de Erasmo Carlos, Demônios da Garoa, além do bluesman norte-americano Vino Louden e diversas atrações gaúchas

A cidade de São Francisco de Paula se prepara para receber neste fim de semana a primeira edição do Paralelo Festival. O evento com entrada franca movimentará a Serra Gaúcha nos dias 19 e 20 de janeiro com oito shows de atrações internacionais, nacionais e locais às margens do Lago São Bernardo. Apresentado pelo ator Werner Schünemann, o festival terá em seu palco artistas dos mais variados ritmos musicais, reunindo estilos como blues, jazz e rock em um mesmo fim de semana.

O festival inicia no sábado, às 17h, com abertura da banda Barba & Blues e segue com show do trio pelotense Musa Híbrida misturando sons orgânicos e eletrônicos. Depois, quem assume o palco é o músico norte-americano Vino Louden, um dos mais respeitados nomes do blues da atualidade que desembarca no Brasil pela primeira vez, vindo de Chicago diretamente para São Francisco de Paula. O encerramento do primeiro dia de evento fica por conta de Erasmo Carlos, que acaba de receber em Las Vegas o Grammy Latino por Excelência da Língua Portuguesa 2018, e apresentará seu novo trabalho, Amor é isso, que tem parcerias com Emicida, Marcelo Camelo, Marisa Monte e Adriana Calcanhoto.

No domingo, as apresentações iniciam às 16h com o grupo porto-alegrense Marmota, que já ganhou o mundo com seu trabalho autoral, seguidos pela cantora Camila Toledo misturando jazz e brasilidades em canções nacionais interpretadas ou compostas por divas negras, como Nina Simone, Billie Holiday e Sandra de Sá. No fim da tarde, quem assume o palco é o Yangos, grupo de Caxias do Sul que é referência na música instrumental do sul do Brasil e toca ritmos latinos da América do Sul. A última apresentação do festival será com os músicos paulistas da banda Demônios da Garoa, que já acumula 75 anos de carreira interpretando os grandes sucessos de Adoniran Barbosa, como Trem das Onze e Tiro ao Álvaro, além de hits de outros compositores, como Eu Sou o Samba e Você abusou.

Inédito no Brasil, o Paralelo Festival nasce com a pretensão de unir qualidade e diversidade musical, contemplando as mais variadas faixas de idade. “O evento busca ainda criar um ambiente onde a música, o lazer e a contemplação da natureza se deem de forma livre, fugindo do conceito dos festivais marcadamente comerciais. Por isso mesmo, o festival terá entrada franca e acontecerá em um espaço aberto, o Lago São Bernardo, que é uma atração à parte e um local de beleza indiscutível, e que fica localizado em São Francisco de Paula, uma cidade tranquila, segura e com uma população que crescentemente tem se aberto para eventos culturais e tem avançado na arte de bem receber os turistas”, explica Paulo Heineck, idealizador do Paralelo Festival.

SERVIÇO

PARALELO FESTIVAL

Dias 19 e 20 de janeiro de 2019

Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula

Entrada franca

Sábado

17h – Barba & Blues (São Francisco de Paula)

18h15 – Musa Híbrida (Pelotas)

19h30 – Vino Louden (EUA)

21h – Erasmo Carlos (Rio de Janeiro)

Domingo

16h – Marmota (Porto Alegre)

17h15 – Camila Toledo (Porto Alegre)

18h30 – Yangos (Caxias do Sul)

20h – Demônios da Garoa (São Paulo)

Patrocínio: Kappesberg, Corsan e Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula

Apoio: Postos Charrua e Hidrelétrica Cazuza Ferreira

Financiamento: Pró-Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Planejamento Cultural: MS Produções

Realização: Polo Comunicação, Branco Produções, Ministério da Cidadania / Governo Federal