No dia 02 de fevereiro é comemorado o dia do orixá mais querido do Brasil: Iemanjá! A rainha do mar, como também é conhecida, conta com um grande número de devotos que fazem questão de homenageá-la nesse dia especial, com oferendas, banhos de alfazema, música afro-brasileira e danças.

A maior festa em sua homenagem acontece na Bahia, mas a celebração se espalha por diversas praias brasileiras e os devotos buscam consumir o que vem de melhor do mar, abençoado por Iemanjá. Veja aqui algumas dicas!

Em Porto Alegre, a Taberna Sans Souci, nova proposta de antirrestaurante dos chefs Aline Bonnamain e Haritz Aranburu, oferece happy hour ou jantar especial nesta quarta, quinta e sexta-feira (1º, 2 e 3 de fevereiro). Entre as delícias que serão servidas estão terrine de queijo com chutney de anchova e algas marinhas, salada verde, pães e pastas, linguicinha com farofa, arroz de hauçá e, como sobremesa, “pérolas para Iemanjá”, uma surpresa preparada pela chef Aline.

Detalhe: conceitualmente um antirrestaurante não é um restaurante, funciona em um endereço em que moram seus cozinheiros ou responsáveis… por isso, o local só é divulgado a quem confirmar presença.

No Rio de Janeiro não poderia ser diferente… Localizado no Posto 6, em Copacabana, o Adega do Cesare é boa pedida para quem vai prestar sua homenagem à santa na praia mais famosa da cidade. No cardápio, cocktail de camarão, entrada fria com camarão cozido e descascado, acompanhado de creme preparado com maionese, creme de leite e ketchup, e enfeitado com limão, e caldeirada de frutos do mar, com mexilhão, camarão e peixe.

O restaurante Uh Lalá, no Leblon, também é uma boa aposta para quem sai da praia. A casa oferece grelhados na chapa para duas pessoas, como o Misto do mar nº1, que reúne salmão, dourado, atum e bacalhau e o Misto do mar nº2, com lula, polvo, camarão e dourado.

Debruçado sobre a praia Vermelha, na Urca, de frente para o Pão de Açúcar, o Terra Brasilis é outra sugestão que promete agradar os devotos de Iemanjá. Entre os novos pratos estão o ceviche de peixe com chips de batata doce, o ceviche de camarão com chips de batata doce, as patinhas de caranguejo com chutney de manga e a casquinha de caranguejo.

O japonês contemporâneo Yumê, no Jardim Botânico, abre seu espaço Zen, com teto retrátil e chão sobre um delicado lago de carpas, para a data especial e sugere a fresquíssima porção de ostras, que vai à mesa servida em um lindo barquinho com gelo, em homenagem a Iemanjá.

No bistrô francês Guy, localizado em um casarão de dois andares no bucólico bairro do Jardim Botânico, a sugestão são os crevettes ao whisky, camarões grelhados servidos com purê de batatas e peras caramelizadas.

PORTO ALEGRE

Taberna Sans Souci

Mande um e-mail mesaprodutora@gmail.com ou WhatsApp (51) 8029.1235 solicitando o endereço!

 

RIO DE JANEIRO

Adega do Cesare

Endereço: Rua Joaquim Nabuco n44 loja A e B, Copacabana

www.adegadocesare.com.br

 

Uh Lalá

Endereço: Rua Aristides Espínola nº 88 Lj A/C – Leblon

Telefone: (21) 2279.4473 / 7891.2571

 

Terra Brasilis

Endereço: Praça General Tibúrcio s/n – Urca

www.restauranteterrabrasilis.com.br

 

Yumê

Endereço: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico

www.yumekin.com

 

Guy

Rua Fonte da Saudade, 187 – Lagoa

www.guyrestaurante.com.br

 

Fotos Rio de Janeiro: Maria Mattos/Divulgação