Neste domingo (09), é a data comemorativa oficial do Cachorro Quente, um lanche que não se sabe ao certo como surgiu. Uma das teorias é que foi criado por um açougueiro alemão, de Frankfurt, que por volta de 1852 batizou as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê. Em seguida, um imigrante alemão, Charles Feltman, levaria a salsicha para os Estados Unidos, e em 1880 criaria um sanduíche quente com salsicha e molho.

“Como o cachorro-quente é uma comida que agrada a todos, alguns dos principais restaurantes do Rio apresentam suas versões do lanche para celebrar a data”.

No Urukum, localizado na Marina da Glória e dono de uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara, a proposta é autoral, criativa e descontraída, aliando comida de qualidade com produtos das diferentes regiões. A chef Deyse Ricardo apresenta o Urukum Dog (R$ 25), uma versão onde a salsicha hot dog juntamente com o cream cheese recheiam a crocante baguete com gergelim. O sanduíche é gratinado com queijo gruyerè e acompanhado de batatas fritas crocantes, catchup e mostarda.
Av. Infante Dom Henrique, S/N – Marina da Glória – (21) 2556-1201
No Terra Brasilis, localizado na Urca, com os pés dentro do mar da Praia Vermelha e vista frontal para o Pão de Açúcar e o Bondinho (eternos cartões postais da cidade), o Chef Gamarra Souza prepara para a data o Hot Weisswurst. Umaversão inspirada em um prato muito consumido na Alemanha, principalmente na região da Baviera. Nessa surpreendente releitura, o chef apresenta o pão de brioche recheado com salsicha de vitelo generosamente coberta com queijo Estepe derretido e mostarda bávara.
Praça General Tibúrcio s/n, Urca – (21) 2275-4651
Adega do Cesare, localizado em Copacabana, celebra a data com o Mini Hot Dog Alemão (R$ 21), uma versão do lanche perfeita para compartilhar, pois chega à mesa com dois mini hot dogs de salsicha alemã branca e dois mini hot dogs de salsicha alemã vermelha, ambas preparadas no tradicional molho de cachorro-quente e servidas no pão de leite. Tudo isso acompanhado de uma crocante porção de batatas fritas, que podem ser pedidas no formato palito ou chips.
Rua Joaquim Nabuco 44, Copacabana – (21) 2523-1429 / 2523-0467