O Imama está com sede nova na Rua. Dr Vale, 157.

O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul e o Hospital Moinhos Vento promoveram um Workshop sobre ATUALIDADES EM CÂNCER no dia 31 de maio, das 8h às 12h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm – Bloco C – 4º andar (Rua Ramiro Barcelos, 910). A ideia da realização do evento surgiu pela Dra. Maira Caleffi, presidente do Imama, após ter participado de um Encontro Internacional de Grupos de Pacientes, em Viena, onde ficou evidente para ela que o paciente precisa estar bem informado para participar das melhores escolhas e necessidades de seus tratamentos. Segundo a Dra. Maira “existe um vácuo nesse acesso à informação que é preenchido pelo ‘doutor google’ e outros meios, nem sempre científicos e confiáveis. Nós médicos somos a principal fonte de informações novas e devemos esclarecer as dúvidas sobre a doença de cada paciente que estivermos tratando”.

 
Pensando nisso, e baseados em perguntas do dia-a-dia dos pacientes do Imama, foi realizado o I Workshop sobre Atualidades em Câncer do Imama e HMV aberto a comunidade em geral, incluindo profissionais de saúde, estudantes, pacientes, familiares e voluntários que trabalham na causa.

 
O grupo que palestrou é composto pela psiquiatra do Núcleo Mama do HMV, Dra. Lorena Caleffi, que falou sobre a fase do diagnóstico e da doença com o tema “Andando com segurança na montanha russa das emoções”. Logo depois a oncologista do Centro de Oncologia do HMV, Dra. Alessandra Morelle, abordou o tema “Pacientes com risco genético. Quais as famílias que devem se preocupar?”. A Dra Marcia Graudenz, médica patologista do Intituto de Patologia, falou sobre “Como evitar a quimioterapia através de um teste genético no tumor”, e, para finalizar, a coordenadora de Comunicação da Federação de Instituições de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) apresentou o tema “A importância da participação de pacientes na conquista de seus direitos”.

Dra. Maira Caleffi, Dra. Lorena Caleffi, Dra. Marcia Gaudenz e Dra. Alessandra Morelle

O evento foi um sucesso, contando com a presença de muitos pacientes da instituição e de profissionais da área. Além do grande conhecimento adquirido na manhã do dia 31 de maio, os presentes ainda puderam degustar um delicioso café da manhã organizado pela Bella Gula Padre Chagas.

 

Fotos: Crédito Eu Tenho Visto e Carlito Bicca

Sobre o Autor

Eu Tenho Visto

O Eu Tenho Visto é uma empresa de assessoria de comunicação, social media, cobertura de eventos e mailing. Somos uma multiplataforma digital, fazemos curadoria, relacionamento e conteúdo para clientes.