A segunda edição do FIDPOA contou com 1.500 bailarinos do Brasil e da América Latina e 12 jurados internacionais. Os vencedores ganharam prêmios de melhores bailarinos 2019

O FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre se consolida como um dos principais eventos do gênero na América Latina. Nesta segunda edição, que ocorreu entre 7 e 15 de junho, foram concedidas mais de 100 bolsas de estudo para importantes escolas de dança e balés do mundo e do Brasil.

O evento atraiu mais de 1,5 mil bailarinos para a capital gaúcha, que foram selecionados por 12 jurados internacionais, de países como Estados Unidos, Rússia, Franca, Alemanha, Itália, Portugal, China, Uruguai, Paraguai e Cuba. Entre eles, destaque para Cynthia Harvey, a célebre partner de Barishnikov,do American Ballet Theatre, de Nova York, e para o bailarino russo Stanislav Belyaevsky, que foi primeiro bailarino do Kiirov Ballet, da Russia, e veio ao Brasil representando um curso intensivo de dança na Bulgária e um festival de dança na Romênia.

No último dia do evento, 15 de junho, foram concedidos os prêmios especiais do FIDPOA 2019 e as bolsas de estudo. Na premiação, entre os destaques, está Rui Cesar, que veio de um projeto social do Rio de Janeiro, e conquistou o título de melhor bailarino do FIDPOA pela segunda vez. Outro destaque é o Balé do Teatro Escola Basileu França Gustav Ritter, de Goiânia (GO), que apresentou a tocante coreografia Labirinto, na abertura e garantiu o prêmio de melhor grupo pelo segundo ano consecutivo e também de melhor bailarina para Mara Janaína Barros.

No encerramento, à noite, foi apresentado um trecho do musical Os Miseráveis, dirigido por Patrick Taranger, seguido da Gala com os primeiros colocados da Mostra Competitiva. No final, uma montagem com os trechos de Carmina Burana, por Carlla Bublitz, encantou o público com os bailarinos do Ballet Vera Bublitz.

A segunda edição do FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre, contou com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ballet Vera Bublitz e da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania. Conta com o patrocínio da Porto Seguro, Agibank e Dufrio, apoio institucional da Associação Amigos do Theatro São Pedro, Theatro São Pedro, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Conselho Brasileiro de Dança. Também teve como parceiros a Aliança Francesa, Ballare, Bublitz Galeria de Arte, Casa do Marquês, Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e Região Metropolitana, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Oti Transportes, Physique, Safira, Só Dança, Teatro de Arena e Rua da Praia Shopping. O transporte oficial foi 99. A hospedagem oficial foi Master Hotéis. E a produção foi da Cardápio Cultural.

Prêmio Especiais FIDPOA apresentados por DUFRIO:

Prêmio Colaborador FIDPOA 2019: Thaís Gombieski – Logística

Prêmio Incentivo FIDPOA 2019: Deivison Martins (Ballet Vera Bublitz, RS)

Bailarino Revelação FIDPOA 2019: Leona Bimbato (Núcleo de Dança AlphaVille, MG)

Melhor Grupo FIDPOA 2019: Balé do Teatro Escola Basileu França Gustav Ritter (GO)

Melhor Bailarino FIDPOA 2019: Rui César Cruz (Grupo Cultural de Dança – Ilha – RJ)

Melhor Bailarina FIDPOA 2019: Mara Janaína Barros (Balé do Teatro Escola Basileu França- GO)