A primeira edição do ano da Feira de Vinil do Rio retorna ao Flamengo neste domingo (8). O evento com entrada franca reúne mais de 60 expositores e fará homenagem a João Donato, que prestigiará o evento e receberá o Troféu Feira de Vinil do Rio. Já receberam a distinção personalidades como Marcos Valle, Arthur Verocai, Azymuth e Wilson das Neves.

Mais do que um espaço para encontrar raridades, o público pode assistir a shows de bandas locais e o painel “Vinil – Mercado, Memória e Mídia”, com a participação dos palestrantes dos jornalistas Silvio Essinger (O Globo) e Arnaldo De Souteiro (produtor e colecionador de vinis) e Marcelo Fróes (pesquisador e produtor musical), com a medição do produtor e DJ Marcello MBGroove.

João Donato nasceu em 1934, no Acre, e já dominava o acordeon quando chegou ao Rio de Janeiro. Seu primeiro disco, “Chá dançante”, gravou aos 22 anos, sob direção musical de Tom Jobim. Passou também pelo trombone, mas especializou-se no piano, em cujas teclas instalou a síncopa que influenciaria a célebre batida de violão do colega João Gilberto, marca registrada da bossa nova. Nos EUA, onde fez história, tocou com nomes como Mongo Santamaria, Tito Puente, Ralph Peña, Eddie Palmieri e Johnny Martinez, entre outros tantos. No Brasil, é um dos maiores nomes da música realizou parcerias com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e Chico Buarque, entre muitos outros nomes. Foto: Marcos Hermes

A Feira de Vinil do Rio é produzida por Marcello Maldonado e pelo produtor artístico Marcello MBGroove (coletivo Vinil É Arte), com realização da Espelho D’Água Produções e da UNIVERITAS, e apoio do CNA, da Rádio Alpha FM e da Satisfaction Discos. Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue à instituição de caridade Solar Meninos de Luz.