Pra você que pensa que vir pra Holanda se resume apenas conhecer a famosa Amsterdam, está por fora! A Holanda é um pais pequeno, mas cheio de história e cidadezinhas muito charmosas.

 Desta vez nossa viagem começou por Den Haag, mais conhecida no Brasil por Haia, que foi nossa base nessa viagem e fica a 60km de Amsterdam. De trem leva uns 50 minutos, dá pra fazer o famoso “bate-e-volta”e vale muito o passeio! 

Haia é uma cidade repleta de monumentos históricos e, além de linda, também é a residência oficial da monarquia holandesa e a sede do oficial do governo. Embaixadas, ministérios e a maioria das organizações internacionais também ficam na cidade. Podemos dizer que Haia é a capital administrativa de Holanda, apesar de a capital formal do país ser Amsterdam.

 

É lá também que fica a praia mais famosa da Holanda, Scheveningen. Antes que você se pergunte “mas a Holanda tem praia?”, sim, tem praia e é muito estilosa lembrando muito as praias californianas com um pier todo colorido enfeitado por uma grande roda gigante e um diversos de restaurantes e bares dentro e ao redor dele que deixam seu jantar ou happy hour com os amigos um momento mais agradável. Jantamos num restaurante de grelhados muito astral.  A comida não foi a grande atração do jantar e não é uma opção barata, mas a vista era de tirar o fôlego e um lindo por do sol abrilhantou o final da noite. Pra quem gosta de carne é uma boa opção também pertinho da praia, é a Rodízio, churrascaria brasileira com carnes de excelente qualidade que fica nos atrás do Gran Hotel Kurhaus, hotel luxuoso que fica de frente para o mar, próximo ao Pier de Scheveningen.

 

A cidade é uma delícia. Bastante arborizada, cheia de parques e ciclovias e com freqüência em alguns pontos da cidade há feirinhas de rua com comidas tradicionais, comércio local e música. Como uma boa cidade holandesa, é mais fácil se locomover de bicicleta ou com transporte púbico, do que de carro. É fácil alugar bicicleta por aqui. Holandês não tem medo de chuva e nem de frio. Um cena bastante comum é ver as mães levando os filhos numa espécie de carrinho conectado nas suas bikes independente do tempo.

 

Na área central, próximo à Den Haag Central (principal estação de trem), fica grande parte do comércio da cidade. Lá você encontra uma das sedes da rede de cinemas Pathé (semelhante ao nosso Cinemark) e lojas famosas como a Primark, a Zara, a Tk Maxx e a Decathlon. Lá também está a De Bijenkorf, loja holandesa de departamentos com 4 andares que vende a maioria das grifes famosas e artigos de luxo. Ainda no centro pode-se encontrar o Grote Markt, onde acontecem muitos eventos e estão os principais bares da cidade. Se for lá, recomendo que vá ao Boterwaag, construído no século XXVII, quando costumava ser uma casa de pesagem, e agora é um bar super astral com deliciosos aperitivos e muuuuitas marcas de cerveja do mundo todo para degustar.

 

Para comer, pode-se encontrar excelentes restaurantes com gastronomia internacional bem diversificada na área central. Pro pessoal que curte mais uma pegada saudável, nossa recomendação é o Foodmaker. Fica bem próximo a estação, é um ambiente muito agradável e com diversas opções de refeições saudáveis e orgânicas deliciosas. Pra quem prefere uma comida mais “gordinha”, recomendo conhecer o La Lanterna. Restaurante italiano simples, com valores acessíveis e comida muito gostosa.

Se estiver afim de conhecer os principais pontos turísticos, estes são imperdíveis: Madurodam (o mini-mundo holandês), Mauritshauis (museu com obras de arte de grandes artistas conhecidos mundialmente), Jardim Japonês, Palácio da Paz, Lago Hofvijver e o Binnenhof (berço do Parlamento, antigo castelo que se tornou o centro político da cidade).

Veja mais fotos:

Por Ju Lima.

 

Gostou? Quer saber mais sobre outras cidadezinhas na Holanda? Não perca nossa próxima matéria!