Um encontro de amigos para celebrar a arte da pâtisserie: Este foi o clima da passagem do chef Diego Andino pela Douce France Pâtisserie, de Fabrice Le Nud, na última terça-feira (25). O pâtissier argentino foi convidado de Le Nud na programação de 40 anos de profissão do chef francês, inaugurada em agosto e que reúne oito de seus ex-pupilos.

Único convidado do Rio Grande do Sul, Diego Andino elaborou uma sobremesa inspirada nos sabores gaúchos e argentinos e que está disponível ao público até a próxima quarta-feira (03/10) na loja da Avenida Jaú. A ‘Charlotte dos Pampas’ leva frutas vermelhas selecionadas diretamente de Vacaria, da Italbraz Frutas Especiais, fornecedor da Diego Andino Pâtisserie há mais de 12 anos. A receita conta ainda com biscuit de coco e lady finger. “Muito do que aperfeiçoei tecnicamente na pâtisserie, aprendi com Le Nud. É um ser humano incrível”, falou Diego Andino diante dos convidados que conheceram a sobremesa com exclusividade nesta terça-feira.

O festival de sobremesas começou em agosto com a chef pâtissière carioca Letícia Cruz, campeã latino-americana da Coupe du Monde de la Pâtisserie, e que vai representar o Brasil no mundial de confeitaria, que acontece em janeiro de 2019, na França.  Conhecido por ter formado uma legião de confeiteiros talentosos no país, Frabrice Le Nud abriu pela primeira vez a possibilidade de expor produtos de outros patissiers, todos seus ex-pupilos na arte da pâtisserie. “Faço isso pelo legado da pâtisserie que gostaria de preservar no Brasil. Acho que chefs não podem viver com segredos e disputando uns com outros, precisam ser mais humildes e colaborativos. Quem ganha são os paladares brasileiros”, comentou.

Spoiler: Na passagem por SP, Diego Andino também visitou o chef Bertrand Busquet, da Chocolate Academy Callebaut, marca belga que o argentino representa oficialmente no RS. O saldo da viagem será compartilhado com os gaúchos em breve com possível visita de Le Nud para uma agenda gastronômica em Porto Alegre. Bem como um workshop sobre as possibilidades de receitas com o chocolate com Diego Andino e Betrand Busquet.