Localizado na Praça Maurício Cardoso, bar homenageia o queijo

Do amor aos queijos e da necessidade de mistura-los em tudo, nasceu a ideia de um grupo de amigos de abrir um bar que enaltecesse essa paixão gastronômica. Mas se engana quem acha que surge mais uma opção de tábuas de queijos e vinhos em Porto Alegre. O Cru Cheese & Drink aposta na versatilidade do queijo como ingrediente. Nascem daí petiscos, sobremesas e até drinks nos quais o queijo é o protagonista.

Os empreendedores René Moura e Priscilla Ortiz (que assinam a consagrada Vineria1976); Alexandre Godoy, Bruno Bubadra e Guilherme Alf (responsáveis pelas marcas Valen Bar e Na Vida Real) refutam a ideia de serem especialistas em queijo. Como defende Priscilla, “o Cru é um bar para amantes de queijos, assim como nós. Nossa proposta é apresentar a versatilidade desse ingrediente numa versão super pop”.

A gastronomia, com a assinatura de Douglas Barcellos, divide os queijos em quatros grandes grupos, visando facilitar o entendimento do público: queijos duros, queijos macios, queijos azuis e queijos frescos. No cardápio, cada prato tem identificado em sua descrição o tipo utilizado. Os destaques ficam por conta do Sanduba Cru (rosbife, rúcula, maionese da casa, gorgonzola e muzzarella super derretidos), das Almôndegas Submarinas (almôndegas de vazio e bacon com páprica picante sob molho de queijo colonial e muzzarella, gratinadas com parmesão) e do Folhado Crocante de Feta (queijo tipo feta quente, envelopado com massa filo, mel e nozes). Todos os pratos foram pensados para serem compartilhados.

Já os drinks têm o papel fundamental de acompanhar o astro principal do bar. A carta é assinada pela dupla paulista Isadora Bello Fornari e Mauricio Maia. Ela, colunista da Revista Prazeres da Mesa, ele autor do blog O Cachacier no Caderno Paladar do Estadão. São 18 coquetéis, com destaque aos clássicos com toque regional, como Mule Cru (Vodka infusionada com bergamota, limão tahiti,
gengibre, espuma de ambrosia e bitter), e os drinks com queijo na sua composição. São eles o Leite de Leão (bourbon e vermouth seco em infusão de queijo), Diga Cheese (vodka, goiabada, vermouth seco em infusão de queijo, limão e queijo) e do Milk Drunk, um milkshake feito com queijo e sorvete de nata.

O projeto arquitetônico, dirigido por Fabiana Fagundes, teve o desafio de transformar o pequeno espaço de uma tradicional floricultura de bairro no bar. Os 35m² do local passaram por uma reforma completa, que incluiu a construção do balcão do bar, uma otimizada cozinha e, claro, a área de recepção ao público. Na parede principal, o empreendimento conta com um graffiti do artista plástico Jackson Brum, que se soma ao mobiliário aconchegante que nasce de referências de pequenos bistrôs londrinos. Já as artes que dão vida ao cardápio e a detalhes da comunicação foram assinadas por Pirecco, artista gaúcho que reproduziu em ilustrações feitas à mão o universo do queijo e dos drinks e as emoções resultantes do contato das pessoas com a gastronomia do local. A área externa conta com mesas altas industriais, propícias para grupos de amigos curtirem o happy hour, e uma mini arquibancada sob uma goiabeira, bem na esquina charmosa das ruas Dinarte Ribeiro e Praça Mauricio Cardoso.

O famoso Leão da esquina foi mantido, apenas redecorado com a cor dourada, e continua sendo o xodó das crianças, que são bem-vindas no local, assim como os pets.

O Cru Cheese & Drink operou no sistema de soft opening durante os primeiros dias de 2019 e tem sua estreia confirmada para o dia 22 de janeiro, data que marca também a comemoração do aniversário dos sócios Bruno Bubadra e Priscilla Ortiz.

A equipe ETV esteve presente na inauguração que aconteceu na última terça-feira e o resultado são só elogios. Os drinks e petiscos são uma delícia! Os sócios são muito educados e receptivos e o clima estava super agradável, ao ar livre no bairro mais nobre da cidade. Vale o check!