O concurso que escolhe a melhor Comida di Buteco começa hoje (13) em 21 cidades. Além de Porto Alegre, onde o evento se consolidou, a região terá butecos de Canoas no concurso que, ao final das etapas regionais, elege o melhor buteco do Brasil.

Em 2018, a novidade é Florianópolis. O público tem até 6 de maio para visitar quantos butecos quiser, comer, votar e ajudar a eleger os melhores butecos do Brasil.

O tema desta edição é livre para que cada participante possa demonstrar o seu melhor. Os campeões de cada cidade serão eleitos pelo público e por um juri extra que, em Julho, visitará os concorrentes para escolher o melhor buteco do país. A eleição revela um ícone afetivo da cultura nacional: o buteco e a comida de raiz.

Acessa aqui o link para ver aonde ir e votar em Porto Alegre.

Cada buteco selecionado pelo concurso cria um petisco para participar. Aí é chamar o garçom e pedir o petisco participante. Público e juri dão nota de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O grupo de jurados é constituído por formadores de opinião, jornalistas e chefs do Rio Grande do Sul, que devem fazer uma maratona nos locais escolhidos. O peso do júri e do público é de 50% cada. Os votos físicos são recolhidos e apurados pelo instituto Vox Populi.

Na edição de 2017, o grande vencedor foi o Bar Tuim (1º lugar), o segundo melhor foi o Bar Chop Petiscos (2º lugar) e o terceiro melhor buteco foi o Mariu´s (3º lugar).

Foto: GonGon Premium, Gongonzitos do Chef – Porto Alegre. Foto: Mariana Fontoura