A Cantina Famiglia Facin, restaurante dedicado à gastronomia italiana localizado junto ao shopping Total, em Porto Alegre, deu mais um passo importante rumo à inovação. A casa está atuando com uma nova proposta. Trata-se de um conceito que tem como premissa,o resgate da cozinha de família. Onde o desenvolvimento e assinatura dos pratos pertence ao grupo de cozinheiros, num cruzamento de ideias e resultados que tem o  objetivo, despertar ainda mais os sentidos.

Novo modelo de trabalho adotado pela Cantina integra estratégia da Famiglia Facin em ser um pedacinho da Itália na capital dos gaúchos com reflexos positivos nos negócios

“Nós entendemos que a cozinha não é feita por um único chef, mas por uma família e é isso que estamos trazendo à cantina. Buscamos perfis profissional de diferentes regiões do Estado. Foram meses de estudos e trabalho até chegarmos a este formato e resultado. E não poderia ser melhor. Isto pode ser traduzido agora através de novos aromas e sabores agregados ao cardápio”, avalia Nicole Pelissoli, gestora da casa.

Os profissionais à frente da cozinha foram convidados pela direção da cantina a irem visitar o interior do Rio Grande do Sul. Os cozinheiros conversaram com as nonas e tias de famílias italianas resgatando antigas receitas e revisitando algumas ideias já consolidadas no cardápio que a casa oferece. “Dentro deste novo projeto de resgatar a cozinha de família, nossos pratos são construídos por todos os integrantes. O que prevalece é o trabalho de forma colaborativa”, avalia Diogo Paes, um dos cinco cozinheiros à frente do projeto.

A cantina também está trabalhando com o conceito de horta orgânica, trazendo isso para os pratos. Neste sentido, a casa está cada vez mais se aproximando de produtores locais, com produtos exclusivos integrados ao projeto. “Em qualquer lar a cozinha é o espaço mais coletivo. Onde cada um de nós deixa impresso diferenças e aptidões na construção de um dos maiores prazeres da vida: alimentar-se. E esse é o principal objetivo nesse projeto. Oportunizar momentos prazerosos aos clientes, fazendo com eles sintam, através dos pratos, o fascinante universo da cozinha em família”, avalia Charles Marconatto, cozinheiro da casa.

A Jaque Pegoraro do ETV esteve presente no jantar oferecido pela Famiglia Facin e são só elogios!