A ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer lança no dia 8 de outubro, às 18h30, na Casa Camaleão (Rua Giordano Bruno, 82 – Rio Branco), o Calendário Camaleoas contra o Câncer 2019, cujo tema é “Mulheres do Cinema”. Treze pacientes foram convidadas para serem modelos por um dia interpretando personagens icônicas da sétima arte – de Marilyn Monroe a Ana Terra. Sem cabelos, por causa do tratamento, as mulheres mostram que as personagens não são definidas pelas madeixas – sua força e personalidade estão muito além disso, vem de dentro de cada uma. 

Além da venda do calendário, o evento também contará com a exposição e leilão dos figurinos usados na produção do calendário, assinado por nomes como Eduarda GalvaniAdriana KavietzCarlos Bacchi e Piña con Limón. Organizado por Jana Azevedo, o coquetel tem apoio da Água da Pedra e do Suco COM/TEM.

O calendário anual surgiu em 2016, quando Juliana Rizzieri, que na época tratava um câncer, levou a ideia de fotografar mulheres enfrentando a mesma doença para o Projeto Camaleão. A edição 2019 tem produção executiva de Flavia Maoli, Ana Avila e Juliana Rizzieri; styling de Ana Avila e AsPatrícias; e fotografia de Dayane de Alencar, Juliana Rizzieri e Juliana Kreling.

“Além da vivência que as participantes têm de brincar com a própria imagem, o calendário tem um efeito reverberante. Ao ver pessoas com câncer retratadas em uma atitude positiva, outros pacientes e a população em geral passam a perceber que o câncer nada mais é do que uma doença – e pode (e deve) ser tratado sem tabus”, conta Flavia Maoli, diretora-presidente da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer.