A construção está desde 2002 sem uso e futuramente dará lugar a um complexo multiuso, com salas comerciais e apartamentos

Antigo Hospital da Criança Santo Antônio foi revitalizado para receber a edição 2019 da mostra que contou com cerca de 150 profissionais convidados da arquitetura, decoração e paisagismo.

A construção, que sediou o hospital da Santa Casa, está desde 2002 sem uso e futuramente dará lugar a um complexo multiuso, com salas comerciais e apartamentos. O prédio do antigo hospital e a capela serão preservados, restaurados e reformados, uma vez que estão listados pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre. O projeto faz parte do plano de revitalização do Quarto Distrito. A parceria pretende entregar ao bairro uma revitalização da região, dando vida e movimento no entorno com a maior mostra de Arquitetura e design de interiores da América Latina.

A escolha da sede de qualquer CASACOR é sempre o pontapé primordial, que regerá todo o conceito e proposta do evento. Geralmente, é levado em consideração a história do local, acessibilidade, localização e, como mais importante, na maioria dos casos, a revitalização de empreendimentos de relevância para a cidade.

Entre as novidades deste ano, a Heck Arquitetura inova em ambiente com comando por voz, em português, dos aparelhos eletrônicos (TV, som, aúdio, vídeo e iluminação). Os arquitetos Carol e Gustavo Heck trazem um ambiente aconchegante e fluído, a partir de um projeto idealizado por meio de detalhes do estilo clássico francês, integrado à brasilidade do mobiliário solto contemporâneo.

O tema de 2019 da Casa Cor é “Planeta Casa” e, conforme os arquitetos Carol e Gustavo, o conceito do “Le Blanc” , nome do ambiente criado, está intimamente ligado ao tema, “pois proporciona experiências sensoriais e de bem estar, além de permitir que uma grande quantidade de luz natural possa entrar, sendo valorizada e refletida pelo branco das paredes”, explica o casal.

Além disso, o ambiente possui tecnologias que facilitam a vida contemporânea, exemplo do comando de voz dos aparelhos eletrônicos. Como marca da Heck Arquitetura, a sustentabilidade, sempre presente, vem agregada ao reúso de materiais de descarte, como as pedras para a escultura. O espaço também possui um piso quente e mesas, ambos em madeira de reflorestamento e um tapete indiano feito a partir de garrafas pet.

O Eu Tenho Visto foi no lançamento para imprensa na última segunda-feira (22), e nós ficamos encantados com cada ambiente. Todos os anos têm uma novidade surpreendente, somado este fato ao local que traz um propósito de valorização para a nossa cidade. A experiência “sensorial” não poderia fazer mais sentido. Não deixem de conferir!