Existe coisa mais linda que primavera na Holanda? Tudo bem que o país é famoso por suas flores, principalmente tulipas, mas o parque Keukenhof eu tive que visitar mais de uma vez.

O Keukenhof, inaugurado em 1950, fica numa cidadezinha linda chamada Lisse. O parque abre anualmente, por um curto período de tempo. É um lugar que atrai turistas do mundo inteiro, sem contar que muitos holandeses vêm prestigiar a atração local. Este ano ele esteve aberto de 22 de março a 13 de maio, durante todos os dias da semana.

As melhores maneiras de chegar até lá são de carro ou transporte público, via Schipol (Aeroporto Internacional) ou Leiden. Há linhas especiais que operam temporariamente, durante a abertura do parque, e o desembarque fica bem próximo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site, mas nas três vezes que estive por lá comprei na bilheteria. Foi bem tranquilo.  A dica é: ao contrário da bilheteria, é bem possível que haja uma fila para pegar o ônibus, tanto para ir, quanto para voltar do parque. Geralmente, a fila do Schipol é maior do que a de Leiden.

Eu fiquei andando umas três horas, mas o tempo de visita fica a critério de cada um. Sem contar o tempo de deslocamento, é claro. Minha sugestão é ir sem pressa para ir embora. Se perca por lá! O parque é bem grande e cada cantinho é mais lindo que o outro!