Além das apresentações de grandes nomes do jazz nacional e internacional, o Festival traz lançamento de livros, masterclasses e oficinas. A 4ª edição será realizada entre os dias 9 e 11 de novembro, em Porto Alegre

 

4ª edição do POA Jazz Festival – que vai acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS – traránove grandes atrações do jazz nacional e internacional. A programação completa já foi divulgada e os ingressos estão à venda pelo site www.blueticket.com.br e pontos de venda físicos (confira a lista completa no serviço abaixo). Além dos shows, a 4ª edição do Festival terá outras atividades paralelas, como lançamento de livros,masterclasses e oficinas musicais. O jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello é o homenageado desta edição.

Entre os grandes nomes do jazz internacional que farão parte do Festival, estão o prestigiado saxofonista italiano de origem indiana Rudresh Mahanthappa – eleito sete vezes como o Sax Alto do ano pela crítica internacional (Downbeat Magazine 2018), as argentinas do grupo Bourbon Sweethearts e o Mariano Loiácono Quinteto. Do Rio de Janeiro, apresentam-se Gilson Peranzzetta Trio, além de outro trio formado por Maurício Einhorn, Nelson Faria e Guto Wirtti. De São Paulo, dois destacados grupos estarão presentes: Edu Ribeiro Quinteto Vítor Arantes Quarteto – vencedor do Concurso Novos Talentos do Jazz, uma parceria entre os festivais Savassi /POA JAZZ / SAMPA JAZZA música do Rio Grande do Sul está presente com a apresentação do grupo Instrumental Picumã e do grupo Marmota Jazz, que abre o festival e terá como convidado o cantor Pedro Verissimo.

Além dos shows, o POA Jazz 2018 traz uma série de programações paralelas, como o lançamento dos livros de Zuza Homem de Mello (Copacabana – A Trajetória do Samba-Canção) e Eduardo Osório (Negras Melodias), três Masterclasses gratuitas para músicos – Bateria com Edu Ribeiro, Improvisação com Nelson Faria e Arranjos com Gilson Peranzetta  e debates e palestras sobre Jornalismo Cultural, Mercado da Cultura e Políticas Culturais. Os debates acontecem no StudioClio, com entrada franca e inscrição prévia pelo site. “A Cultura e sua cadeia produtiva é muito mais do que simples entretenimento, ela pode efetivamente ampliar a contribuição do desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Carlos Badia, curador do festival, junto com Carlos Branco e Rafael Rhoden. “Por isso, o POA JAZZ Festival busca não só trazer grandes espetáculos para Porto Alegre, mas incentivar a formação e a educação musical”, conclui Badia.

O POA Jazz também iniciou neste ano uma parceria com o Consulado dos EUA em Porto Alegre, que resultou na apresentação do pianista norte-americano Phil DeGreg com o guitarrista brasileiro Bruno Mangueira. O show que uniu o jazz com a música brasileira aconteceu no dia 16 de setembro, no Santander Cultural, em Porto Alegre. A parceria patrocinada pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil também proporcionou uma masterclass dos músicos.

Com curadoria geral do produtor e músico Carlos Badia e assessoria de curadoria de Carlos Branco e Rafael Rhoden, o POA Jazz Festival é uma realização das produtoras Branco Produções, FlyAudio e Experimentais – Cria Cultura. O projeto POA Jazz Festival tem o Patrocínio Master de Multiplan e BarraShoppingSul – 10 anos, com financiamento pela Lei Rouanet/Governo Federal. Patrocínio: Agibank e DuFrio. Apoio: Instituto de Artes da UFRGS, Veterana “cerveja oficial” e Studio Clio.

SERVIÇO

De 9 a 11 de novembro de 2018 - sexta-feira, sábado e domingo

Local: Centro de Eventos do BarraShoppingSul

Avenida Diário de Notícias, 300 - bairro Cristal 

Lotação: 1200 pessoas por noite

Abertura dos portões: 19h

Horário dos shows: a partir das 20h

Ingressos: http://www.blueticket.com.br/grupo/poajazz

Pontos de vendas: Lojas Multisom